terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Você vs. bloqueio criativo


Olá! Hoje o assunto do post é algo muito polêmico, responsável pela ruína temporária de vários escritores aflitos: o bloqueio criativo. Se você já tentou escrever pelo menos uma história, um trabalho extenso para a escola ou um resumo, você com certeza já foi vítima dele. Durante o período em que esses bloqueios estão presentes, é difícil acreditar que a escrita pode voltar a ser como era ou que fluirá com a mesma facilidade de antes. Mas acredite, isso é possível. E eu darei as minhas preciosas e humildes dicas aqui 



Geralmente, os dois tipos mais comuns de bloqueio criativo são: 


  • Aquele em que você sabe exatamente o que fazer, como iniciar, finalizar e etc, mas a ideia não consegue passar da sua mente para um papel ou arquivo. Você tem extrema dificuldade em descrever as coisas que consegue imaginar com muita facilidade. 
  •  Aquele em que você não consegue escrever aquilo que está na sua mente porque não tem nada. As ideias somem, os nomes somem, os personagens somem, tudo some. Sua mente se torna um digno cenário de filme faroeste, mas nem as bolas de feno estão lá.


O primeiro passo para se livrar do bloqueio, é tentar escrever. Sim, eu sei que é difícil, no início é algo cansativo e você chega a achar impossível, mas imagine sua mente como o motor de um carro: se você fica sem ligar ele por muito tempo, quando tentar, ele não vai pegar de primeira. Você vai precisar acelerar cuidadosamente durante um tempinho que pode até se tornar cansativo para que ele pegue de vez.

O processo para "desenferrujar" sua mente começa quando você tenta, mesmo sem sucesso. Você está a exercitando e estar insatisfeito com a própria história nem sempre é algo ruim, já que você pode listar todas as coisas que lhe incomodam e buscar formas especificas para melhorar.

Outra coisa que pode ser de grande ajuda, é encontrar o ambiente certo para escrever. Algumas pessoas conseguem escrever em lugares barulhentos e lotados, já outras apenas se sentem confortáveis em seus quartos, sozinhas e no mais absoluto silêncio. Por isso tente na sala, no banheiro, no quintal ou na cozinha, a agitação pode ser um grande estímulo, assim como a calmaria.

Para sentir-se confortável, descubra se você se sente mais à vontade em lugares claros ou escuros, com ou sem fones de ouvido, com ou sem pessoas próximas de você, com as janelas abertas ou fechadas. Ajuste o ambiente para que você se sinta bem.

Encontre o seu lugar certo para armazenar o texto. Tente escrever em algum caderno, no celular (recomendo o aplicativo Writer Plus) ou no computador (recomendo o LibreOffice). Caso escreva no PC, sugiro que costumize a fonte, as cores da letra e o fundo da "página" em que vai escrever de acordo com o seu gosto ou o clima da história, isso pode fazer com que fique ainda mais imerso nela.

E a dica de ouro: música!!! Sério mesmo. Ouça músicas tristes para escrever momentos tristes, músicas felizes para escrever aquele momento típico em que os adolescentes da fanfic se reunem e vão para a praia e por aí vai. As músicas podem ajudar a criar a atmosfera necessária para que as situações fiquem mais claras. Sons do ambiente (barulho de chuva, os sons de uma floresta, etc) também dão aquele help necessário para escrever a cena.

Espero que essas dicas possam ajudar alguém tanto quanto me ajudaram. Elas valem para quem deseja desenvolver a história ou ter ideias para criar uma.

O bloqueio criativo não é causado apenas pelos motivos citados no post, cada pessoa tem sua maneira de lidar e vencer esse obstáculo, e caso você esteja passando por ele, stay strong e insistente! Se quiser compartilhar suas próprias dicas comentando aqui ou qualquer coisa do tipo, vou adorar. Você consegue, beijos o/

24 comentários:

  1. Olá.
    Adorei o post. Infelizmente o bloqueio criativo é complicado e sim, tentar escrever ajuda bastante!

    Já estou seguindo seu blog <3
    Beijos, * Blog PS Amo Leitura *

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ajuda mesmo. Aí se eu tivesse descobrido isso antes...
      Muito obrigada! Beijos.

      Excluir
  2. Olá!
    Já passei pelos dois tipos de bloqueio, mas sem dúvida o segundo tipo é o mais complicado pra mim. Adorei as dicas e nessa vida de blogueira, elas vão ajudar bastante.
    Adorei o blog. Seguindo <3

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece que fizeram uma lavagem cerebral, não é? Há 10 minutos atrás tudo estava na mente e do nada tudo some. Essas coisas são de enlouquecer qualque um (euuu), por isso passei a escrever as ideias o mais rápido possível pra não esquecer depois, se não já viu hahahah
      Fico feliz que vá te ajudar! Muito obrigada mesmo. Beijos.

      Excluir
  3. Ooi, adotei o post, ajuda muito, acho que é um pouco natural uma hora ou outra termos um bloqueio, suas dicas vão me ajudar bastante, já que estou no início dessa vida de blogs, PS: amei o blog, e já estou seguindo! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Scar! Sim, infelizmente é, e ele aparece nos momentos mais inusitados. Fico feliz que possa te ajudar! Boa sorte para nós nesse início de vida nos blogs hahahah beijos

      Excluir
  4. Passo muito frequentemente por este bloqueio e às vezes não é fácil sair. Achei útil este post, estou à espera de mais publicações
    Beijos de Portugal
    area-escritalhada.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Miguel! Que bom que achou útil, espero que possa usufruir dessas dicas mas não espero que tenha o bloqueio, se bem me entende hahahah
      Beijos de longe, que legal! Beijões, então, para que possam chegar aí.

      Excluir
  5. Ahhhh que texto mais incrível, fiquei apaixonada mesmo, eu tenho certos bloqueios e as vezes fico dias sem ler e escrever, parabéns pela publicação.
    Beijinhos da Morgs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Morgana! Muiiito obrigada pelos elogios. Espero que lembre-se do post quando o bloqueio bater.
      Beijos!

      Excluir
  6. Hey, Mariana!

    Que dicas incríveis! Eu sofro do primeiro caso de bloqueio. Está tudo na minha cabeça, mas eu simplesmente não consigo botar no papel.
    Já coloquei este seu post nos favoritos e vou seguir as dicas. Aliás, já estou até baixando o LibreOffice que você sugeriu. Muito obrigada!
    Este post é de utilidade pública! ahahahaha

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey, Sandra! Muito obrigadaaaa! Esse é o tipo de bloqueio do qual mais sofro, também. As vezes até venho dar uma olhadinha nesse post hahahaha
      Fico muito feliz que o post contém dicas úteis e que possam te ajudar. E garanto que não irá se arrepender por estar baixando-o.

      Eu quem agradeço ao comentário maravilhoso. Beijos!

      Excluir
  7. Olá, tudo bem?
    Nossa que post legal. Amei a ideia
    Bloqueio criativo é complicado mesmo. E quando temos mil posts do blog para preparar ou quando simplesmente nenhum leitura te desperta o interesse? Terrivel. Amei as suas dicas e vou ficar atenta sim. Amei o post. Beijos

    ResponderExcluir
  8. 'Ouça músicas tristes para escrever momentos tristes, músicas felizes para escrever aquele momento típico em que os adolescentes da fanfic se reunem e vão para a praia e por aí vai. ' você já leu sobre a teoria biocêntrica? Bem interessante.

    ResponderExcluir
  9. Infelizmente tenho os dois tipos de bloqueio, eles meio que são melhores amigos, dividem a agenda tipo "terça é minha vez, quarta é a minha, quinta é a minha então, etc" kkk, porém as dicas que você deu são a pura verdade, mesmo que seja frustrante, só exercitando a escrita e lutando pro bloqueio sair vai fazer... ele sair KKKK.

    Amei a analogia do motor do carro, foi muito boa mesmo, e adorei demais o post. Vou acompanhar o blog com certeza.

    ResponderExcluir
  10. Oi
    Quando tenho bloqueio, eu paro e vou fazer algo na casa, tipo lavar louça ou varrer. hahhaha
    Mas é serio, funciona muito comigo. quando volto para o computador sempreria escrever. hasuhsua
    Ótimas dicas!
    Bjus

    ResponderExcluir
  11. Oie
    eu sempre gostei de escrever e emu sonho é escrever um livro, já comecei inúmeras vezes mas acabo parando em todas e me sentindo totalmente inutil, muito legal seu post sobre isso e poder entender melhor o que é, adorei

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Eu já sofri absurdamente com bloqueio criativo haha. Principalmente por ser blogueira há 7 anos (tenho 18 anos) e como eu quero ser jornalista ou redatora, eu digo... Sofrei bastante ao longo da minha vida. O importante é não endoidecer. Mesmo que você precise com todas as forças que o texto saia
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. OIe,
    adorei as dicas principalmente porque elas funcionam! Para sair de um bloqueio criativo ou de uma ressaca literária, você precisa se obrigar a fazer aquilo que não consegue no momento. Aos poucos você acaba conseguindo. Vivo tendo esses bloqueios em que não vem ada na cabeça e o único jeito de vencer é tentando. PS: adorei as analogias que você fez com um motor de carro, hahaha você é muito criativa.
    Beijos
    Blog Relicário de Papel

    ResponderExcluir
  14. Quando tenho bloqueio faço de tudo que não envolva escrever, e vou me intupir de inspirações, só assim funciona.

    ResponderExcluir
  15. Olá!

    Ah, eu não escrevo além dos posts do blog, que no geral se resumem a resenhas, mas ainda assim as vezes tenho bloqueio kkk, é fogo!
    Pra mim música tb ajuda muito!! Dependendo do gênero que estou resenhando, flui!
    Vou me lembrar das dicas todas!

    Bjus

    ResponderExcluir
  16. Oi!
    Eu já sofri de bloqueio criativo e é horrível, foi um custo pra voltar ao normal, mas o que mais me ajudou foram as músicas e buscar inspiração em outras coisas, principalmente em lugares diferentes que ia :)

    Bjs!

    ResponderExcluir
  17. Acho que tenho constantemente esse segundo bloqueio, porque nunca consegui ter ideia pra escrever nada. :( Impressionante, fico até chocada com esses escritores que escrevem coisas sem fim sobre assuntos sem fim, porque até em redação com tema livre na escola eu só faltava chorar... Rs... Bem legais suas dicas, o ambiente deve mesmo fazer toda a diferença.

    ResponderExcluir
  18. Nossa, as dicas são muito boas. As vezes eu me pego com bloqueio, especialmente quando estou com algum problema complicado. Vou tentar por em prática alguns dos conselhos.
    Angel Sakura
    www.euinsisto.com.br

    ResponderExcluir