quinta-feira, 2 de março de 2017

Clichê não é algo ruim


Olá! O assunto desse post, são os temidos, amados por uns e odiados por outros, clichês. Amando, odiando, ou sendo a Suíça nesse debate, você com certeza já leu um desses, e com certeza já viu alguém expressando seus sentimentos sobre eles, fossem bons ou não. Os conceitos em que a categoria "clichê" se encaixa, são muitos. Ruim não é um deles. "Clichês viraram clichês por uma razão: eles dão certo." 

Para começar, uma verdade: não existe clichê ruim, existe clichê mal utilizado. O clichê nada mais é uma maneira muito comum de iniciar, desenrolar e finalizar uma história, seja o foco dela, um casal, um grupo de amigos, uma jornada de uma garota contra um grande vilão, etc. 
"Ah, mas que bom que Harry Potter, Percy Jackson, Hobbit e outras obras como essas não contém clichês, né?"
É... nop. Apresento-lhes a Jornada do Herói, nada mais e nada menos do que um clichê que foi utilizado em todas essas obras citadas acima. Não podemos negar que tais histórias foram bem construídas, apesar da classificação de "boa" ou "ruim" depender do gosto pessoal de cada um. 
Os autores dessas histórias adaptaram a cultura, os locais e as aventuras de acordo com aquilo que possuíam em mente, mas tudo isso, gira em torno de um personagem. Eles conseguiram criar coerências, um cenário interessante e personagens envolventes e tcharam! Ótimos capítulos resultaram daí. Provando, que clichês de maneira alguma estragam uma história e sim a maneira que eles são desenvolvidos. Tudo pode gerar em torno da pesquisa, das descrições, ou do estilo de escrever. 
Um muito muito muito breve resumo dessas histórias: Um personagem que aceitou ir em uma missão, ou foi inserido antes mesmo do nascimento em uma profecia, ou foi identificado como a única pessoa capaz de salvar o mundo de um fim catastrófico, resultando em uma grande mudança em sua vida. Juntamente com a mudança vieram amigos fiéis - e outros nem tanto assim, - que se recusaram a deixar o personagem principal ir sozinho na aventura predestinada. O começo, meio e o fim se parecem, não? Sim. São caminhos predefinidos desde o início. Porém são mundos totalmente diferentes, assim como as crenças, os obstáculos que tiveram de enfrentar para tornarem-se mais fortes a definição da "recompensa" que eles ganham no final da jornada. 

A Jornada do Herói
Se você viu os filmes ou principalmente leu os livros, sabe que no mínimo 80% das coisas da imagem acima estão presentes nas histórias. Mas acredite, isso está longe de ser algo ruim. 
E é aí que o gosto pessoal entra: se a pessoa gostar de personagens que possuam dilemas comuns e uma vida monótona, ela irá gostar desse enredo, e poderá detestar personagens misteriosos com grande profundidade e uma vida agitada. Obs.: para amar um, não precisa odiar o outro, e vice-versa. 
Não é novidade para ninguém que os clichês estão espalhados por aí em quantidades exorbitantes. Mas por um motivo: eles, na maioria das vezes, dão certo. Sejam em fanfics, livros, filmes ou séries, um dia você se verá preso em uma trama que contém um triângulo amoroso ou que o personagem principal enfrentará diversos provas para chegar ao seu destino. Cada uma delas terá algo que poderá cativar o leitor, seja a magia em uma, a dura realidade em outra.

E se você escreve histórias e a palavra clichê por algum motivo te incomoda, aqui vai uma dica: foque nos detalhes. Se sua história se passar em outro país, na Irlanda, por exemplo, pesquise sobre os costumes, sotaques, gírias, locais. Os irlandeses não são muito fãs do contato físico, dificilmente cumprimentariam um desconhecido com abraços ou beijos no rosto como costumamos fazer no Brasil. Mantenha-se fiel aos detalhes que farão o leitor mergulhar na história durante a leitura, uma das formas de criar uma história envolvente que fará o seu clichê ser o melhor possível, e poderá receber o seu tão esperado reconhecimento e pessoas dizendo aquilo que mais amaram.

Espero que esse post tenha conseguido mostrar que assim como existem coisas boas e ruins, também existem clichês. Não vamos generalizar algo que gostamos tanto, não é? Eu pelo menos, amo. Adoraria saber nos comentários qual sua opinião sobre eles. Beijos. <3

10 comentários:

  1. Existe clichê mal utilizado, nunca uma frase serviu tanto para isso.
    No geral não sou super adepta a clichês romanticos, como muitos são. Prefiro os clichês de romances policiais, que não deixam de ser clichês.
    Uma dica que chamou minha atneção e super concordo é pesquisdar sobre o local descrito na história, essas coisas deixam a história mais rica e bonita.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Eu concordo com você. Não gosto de julgar e nem por título nos livros. E falar sobre algo que é clichê é complicado, pois o que pode ser clichê para mim pode não ser para você. Eu amo clichês, pois o amor é isso. O amor é puro clichê.E tem coisa mais linda que o amor? Não, não tem.

    ResponderExcluir
  3. Outro ótimo post, o blog começou super bem, adorei.

    Só li verdades e mais verdades, o problema de ter uma história com clichês não são de fato os clichês, mas sim que usam mal. Não é notável que praticamente toda história (principalmente em séries) usam o mesmo esquema de roteiro que é fazer que tudo dê errado pro herói até ele achar uma solução no final da história, para ser um épico final? Algumas vezes é usado muito bem como em GoT, outras vezes fica monótono e irritante vide em TVD.

    Mas também tem o fator "que tipo de clichê e histórias você gosta?", se você gosta de romance, então usando bem um clichê desse gênero talvez te agrade, mas se você for como eu que não gosta de romance, um triangulo amoroso mesmo que bem usado nunca vai dar muito certo. São muitas variáveis, mas no final dá no mesmo: clichê não é algo ruim, só use-o bem.

    ResponderExcluir
  4. Gosto bastante de livros clichês, raramente chego a desistir de alguma leitura pelo livro ser isso, o que as vezes me desmotiva é a forma em que autores e leitores o utilizam, porém, creio que seja algo bom.
    Beijinhos da Morgs!

    ResponderExcluir
  5. Estou digitando com os pés, porque estou aplaudindo com as mãos. Miga, me abraça! Nunca li um texto com tanta coisa que gostaria de dizer. Amo clichês e não, um livro nunca será igual ao outro. Algo o tornará especial ❤

    ResponderExcluir
  6. Clichê para mim é igual aquela receita de bolo de chocolate caseiro, onde todo mundo tem seu segredo para torná-lo melhor. Sabendo fazer, eles são muito bem vindos. ótima postagem.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  7. Olá! Acredito que as pessoas costumam evitar os clichês por ser algo já repetitivo, muito visto em outros, e estão buscando novas emoções, histórias que surpreendam. Pessoalmente não fujo de clichês, especialmente se for histórias que me agradam, mas se me empolgam e surpreenda, melhor ainda. Muito bom seu post, bjooooo

    ResponderExcluir
  8. Legal você abordar esse tema no seu blog, romance não é meu gênero favorito mas as vezes cai bem, não é? Eu acho clichê um pouco enjoativo kkkkkkkk não sei explicar, mas já li vários livros do gênero que me prenderam do inicio ao fim!

    ResponderExcluir
  9. Na minha opinião não existe clichê "Ruim", apenas mal trabalhado. Existem certo assuntos que que adoro e são considerados clichês.

    ResponderExcluir
  10. Mariana, adorei o post.
    Amo clichês e concordo muito que o que existe é clichê mal utilizado.
    Se for bem escrito você vai amar, se não se decepcionará.
    É assim comigo pelo menos.

    ResponderExcluir